AAFL, 65 rue des Cités, 93300 Aubervilliers lll T.07.49.37.72.98 lll contacts
 
Ressources : português

Modos de ser leitor - prefácio

Jean Foucambert - (tradução : Suzete Bornatto e Lucia Cherem)

O que significa ler algo ? A resposta é imensamente mais complexa do que poderia sugerir uma primeira reação, um reflexo automático de alguém tomado de surpresa por uma pergunta tão primária. Pensemos, inicialmente, numa página de um simples jornal diário impresso. Ler tal página, é óbvio e ululante, significa decodificar, interpretar, dar um sentido ao noticiário, aos comentários, aos artigos ali expostos.

liratransparentpdftransparent

O que é aprender a ler ?

Jean Foucambert

1980 é o ano da leitura. No entanto, todo mundo sabe, desde já, que nenhuma decisão importante será tomada ; pois não existe nenhuma boa decisão para se tomar. Tudo leva a crer que uma profunda evolução está ocorrendo. É considerável a defasagem entre, por um lado, as idéias e práticas majoritárias, herdeiras do passado (cuja ineficiência é cada vez mais problemática) e, por outro, os saberes novos, mal difundidos, criadores de práticas desconcertantes, minoritárias, porém já portadoras de soluções (ainda que a escola não esteja pronta para adotá-las).

liratransparentpdftransparent

A Criança, o professor e a leitura

Jean Foucambert

O que é ser um leitor experiente? Que comportamentos ele adota? Em que interações sociais ele atua? Quando o mundo inteiro se preocupa com o aprendizado de leitura e sua importância para as crianças, esta obra surge como um prolongamento nos debates.

pdftransparent

Seis condições para se tornar um leitor

É em grupo que aprendemos a ler sozinhos.

liratransparentpdftransparent

A leitura em questão

Jean Foucambert

O artigo propõe refletir sobre o lugar e da leitura para além dos limites intra-escolares, envolvendo o entorno da escola, constituindo-se, não só um benefício quanto uma necessidade emergencial de propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, assim como viabilizar a continuidade deste ambiente na comunidade extra-escolar pode garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória no contexto social que ora se apresenta, exigindo cada vez mais dos cidadãos participação ativa e decisória na história social, política, econômica e cultural na qual estão inseridos.

liratransparentpdftransparent

accueil lll contacts lll mentions légales lll plan du site